O Rio Grande do Norte bateu o recorde no turismo e alcançou o melhor mês de setembro registrado dos últimos 10 anos. O estado teve aumento de 12,3% na oferta de assentos, o que resultou em 26 mil passageiros a mais em comparação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“A consolidação do crescimento de setembro, que já estava sinalizado em estudos da inteligência interna e do Aeroporto de Natal, contribui para a perspectiva de uma das melhores altas temporadas dos últimos anos”, analisa o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes.
Enquanto em setembro de 2020 foram registrados 70.556 passageiros com destino ao RN, em setembro de 2021 o número subiu para 161.143, houve nova alta em 2022, passando 179.632 passageiros, mas em setembro de 2023 foi registrada queda para 168.780 passageiros. Porém, em setembro de 2024 o Rio Grande do Norte alcançou o recorde de 195.255 visitantes, quantitativo maior do que o registrado durante a Copa do Mundo de 2014, quando 179. 652 turistas visitaram a capital potiguar.
2020 | 70.556 passageiros |
2021 | 161.143 |
2022 | 179.632 |
2023 | 168.780 |
2024 | 195.255 |
2014 | 179.652 |
Esses são apenas os números aéreos. Não estão inclusos os visitantes que chegam à cidade de ônibus , carro ou outro meio de transporte. Outro dado relevante é que, tradicionalmente, setembro é considerado um mês de baixa estação.
“Esse recorde reflete o esforço contínuo em promover o estado como um destino turístico de excelência, além da melhoria das estradas e do setor de segurança. Esses números comprovam o sucesso dessa estratégia integrada aos órgãos do Governo, inclusive com ampla divulgação dessas melhorias nos mercados emissores, nacional e internacional. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, tivemos um aumento significativo de 12,3% na oferta de assentos, e mais de 26 mil passageiros a mais comparado ao mesmo período de 2023, representando um crescimento de 15,6%. Esses dados reforçam a confiança no potencial turístico do Rio Grande do Norte e a importância das políticas adotadas para atrair visitantes e fortalecer nossa economia, envolvendo todas as regiões turísticas“, avalia a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela.
Setembro 2024
Aumento de voos: +9,2%
Aumento de assentos: +12,3%
Aumento de passageiros: +15,6%, o que representa mais de 26 mil passageiros
Melhor taxa de ocupação do ano: 84%, com variação positiva de 4% em relação a 2023
Recentemente, o Rio Grande do Norte teve três de seus principais destinos turísticos no TOP 100 Stories 2024 da Green Destinations: Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, que ficaram entre os 14 destinos brasileiros premiados por suas práticas exemplares de turismo sustentável.
“O turismo sustentável é um caminho essencial para garantir que as futuras gerações possam desfrutar das belezas naturais e culturais do nosso estado, ao mesmo tempo em que respeitamos e protegemos o nosso patrimônio. Estamos profundamente gratos por esse reconhecimento e continuaremos empenhados em fortalecer essas práticas em todo o Rio Grande do Norte, uma vez que isso vem a somar com os resultados de produção de energia limpa, contribuindo para que o RN seja um destino verde e responsável”, ressalta a secretária de Turismo do RN.
Para fazer parte do TOP 100 Stories, os destinos enviaram suas histórias de boas práticas, que foram avaliadas com base em 15 a 30 critérios de sustentabilidade, seguindo as diretrizes do Conselho Global de Turismo Sustentável. As localidades precisam atingir uma conformidade mínima de 60% para serem premiadas. Além do reconhecimento, os destinos recebem um relatório detalhado com seus pontos fortes e sugestões de melhorias.
A Green Destinations foi criada em 2014 e promove o turismo responsável e sustentável ao redor do mundo, oferecendo certificações, relatórios e suporte técnico. No Brasil, o Instituto DEL é o responsável pela implementação do programa, fomentando o turismo sustentável em diversas regiões do país.
Destaques dos destinos premiados:
Santa Cruz – O imponente monumento de Santa Rita de Cássia se tornou um ícone de desenvolvimento turístico sustentável, transformando a cidade em um destino de fé e cultura.
São Miguel do Gostoso – A tradicional Feira Agroecológica é um exemplo de como o turismo pode integrar práticas sustentáveis e promover a economia local de maneira ecológica.
Tibau do Sul – Com suas práticas de ecoturismo e preservação no Parque da Natureza Viva, o município se destaca pela harmonia entre turismo e conservação ambiental.