A Copa do Nordeste 2024 começa a ser decidida nesta quarta-feira (5), com uma final inédita. Em 21 edições, nunca Fortaleza e CRB se enfrentaram para definir o campeão. O jogo de ida será na Arena Castelão, na capital cearense, às 21h30 (de Brasília).
O Fortaleza busca seu terceiro título: ganhou em 2019, batendo o Botafogo-PB na final, e em 2022, derrotando o Sport. O CRB esteve na final em 1994, quando perdeu a decisão para o Sport, mas com um detalhe: foi um torneio da Federação Alagoana de Futebol, com jogos apenas no Estado, um precursor do Nordestão organizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a partir de 1997.
Nas últimas seis edições do Nordestão sempre um time cearense esteve presente, com Ceará ou Fortaleza, contando a de 2024. Foram quatro vitórias, duas com cada clube, e uma derrota do Vozão em 2021 para o Bahia. Veja os campeões da Copa do Nordeste:
- Bahia: 4 títulos
- Vitória: 4
- Ceará: 3
- Sport: 3
- Fortaleza: 2
- Campinense (PB): 1
- Santa Cruz: 1
- América (RN): 1
- Sampaio Corrêa (MA): 1
Não há vantagem na final entre Fortaleza e CRB. Quem somar mais pontos nos dois jogos será o campeão. Se houver igualdade na pontuação, e também no saldo de gols, a definição do título será nas cobranças de pênaltis.
O segundo jogo será no próximo domingo (9), às 16h30 (de Brasília), no estádio Rei Pelé, em Maceió. O CRB tem o direito a definir o título em casa por ter feito melhor campanha na fase de grupos.
Jogo da temporada
O Fortaleza não tem títulos em 2024. Perdeu a final do Estadual para o rival Ceará, nas cobranças de pênaltis, e já está eliminado da Copa do Brasil. Com o Brasileirão por pontos corridos terminando só em dezembro, e a Copa Sul-Americana nas oitavas de final, o Nordestão é o caminho mais fácil para uma taça neste momento.
Se no início da temporada o regional era tratado como última prioridade, agora se transformou na chance real de um título. Seria o quinto troféu do técnico Juan Pablo Vojvoda comandando o Leão, clube que assumiu em maio de 2021, o segundo da Copa do Nordeste (o de 2022). São também três Estaduais: 2021, 2022 e 2023.
No Nordestão, o Fortaleza teve momentos difíceis, como o ataque ao ônibus do time, no Recife, após empate contra o Sport em fevereiro. Torcedores do time rival jogaram pedras e bomba caseira e seis atletas ficaram feridos. Atuações ruins deixaram o time em segundo do grupo, mas no mata-mata o time aplicou duas goleadas: 5 a 0 no Altos-PI, nas quartas, e 4 a 1 no Sport, na Arena de Pernambuco, na semi.
O CRB tem a final da Copa do Nordeste como o grande momento da temporada. Depois de bater na trave na primeira edição da competição na história, em 1994, o Galo quer conquistar seu primeiro título regional.
Credenciais para isso o time treinado por Daniel Paulista já mostrou que tem. Além de ter terminado a primeira fase com a segunda melhor campanha do Grupo A, com 15 pontos, o CRB mostrou força no mata-mata.
Nas quartas de final, sofreu em casa, mas eliminou o Botafogo-PB nos pênaltis. Na semifinal, desbancou o Bahia, considerado um dos principais favoritos ao título, dentro da Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), outra definição nos pênaltis.
O clube alagoano também vem fazendo bonito na Copa do Brasil. Após eliminar Rio Branco-AC, Athletic-MG e Ceará, chegou às oitavas de final do mata-mata nacional.
Os times
Juan Pablo Vojvoda não pode contar com quatro jogadores que não foram inscritos na competição: o lateral-esquerdo Felipe Jonatan, o volante Martinez, e os atacantes Breno Lopes e Renato Kayzer. O meia Calebe e o atacante Marinho continuam no departamento médico e são desfalques.
O argentino pode escalar o Leão com três zagueiros, formação que tem usado em algumas partidas para liberar Yago Pikachu, pela direita, e Bruno Pacheco, pela esquerda. Jogadores que foram poupados na vitória de 1 a 0 sobre o Athletico-PR, pelo Brasileirão, no final de semana, como Lucero, Pochettino, Zé Welison e Moisés devem começar jogando.
Depois de poupar jogadores contra a Ponte Preta, no último domingo (2), pela Série B, o técnico Daniel Paulista deve ir com “força máxima”. Entre aspas porque o Galo tem alguns desfalques para o desafio diante do Fortaleza.
O lateral-esquerdo Willian Formiga, com uma lesão no adutor da coxa esquerda, e os volantes Caio César e Rômulo, com problemas musculares, não devem aparecer na lista de relacionados.
A tendência é que Daniel Paulista repita o time que atuou contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), pela semifinal do Nordestão. Inclusive, Matheus Ribeiro deve ser improvisado na lateral esquerda novamente, já que Jorge, substituto imediato de Willian Formiga, não está inscrito no certame regional.
Fortaleza x CRB
Fortaleza
João Ricardo; Brítez, Kuscevic e Titi; Yago Pikachu, Zé Welison, Rossetto, Pochettino e Bruno Pacheco; Moisés e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
CRB
Matheus Albino; Hereda, Saimon, Fábio Alemão e Matheus Ribeiro; Falcão, João Pedro e Gegê; Labandeira, Léo Pereira e Anselmo Ramon. Técnico: Daniel Paulista.
Motivo: jogo de ida da final da Copa do Nordeste
Data e horário: 5 de junho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho (PE)
Auxiliares: Francisco Chaves Bezerra Júnior e Karla Renata Cavalcanti de Santana (ambos de PE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)
Transmissão: SBT (AL e CE), ESPN, Star+ e Nosso Futebol