O ativista político e vereador eleito em Natal com 5.195 votos, Matheus Faustino, participou do programa Ligado nas Cidades, da JOVEM PAN NEWS NATAL, onde relembrou o seu início no ativismo político, que iniciou após a sua ligação ao Movimento Brasil Livre (MBL) em 2022, motivando posteriormente a sua produção de vídeos com críticas e questionamentos sociais para a internet.
Com o youtuber Arthur do Val e o deputado federal Kim Katataguiri (União) como inspirações políticas, Matheus ganhou maior notoriedade após se envolver em confusão com o deputado federal Fernando Mineiro (PT) durante recepção à deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, no Aeroporto de Natal em março de 2024.
O ativista explica que dentro da direita brasileira ele não percebe o apoio que existe dentro da esquerda, e revela que compreende existir uma necessidade de tornar partidos políticos de direita enquanto força hegemônicas de suporte entre os partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT) faz, e tem como motivação para a sua trajetória política a necessidade de uma figura de direita notória no Rio Grande do Norte.
“Quando busquei na história eu não encontrei nenhuma referência no RN, nem na minha cidade, de uma clara liderança de direita. E foi nessa busca que percebi que eu poderia me tornar essa referência, e quando eu morei em São Paulo, eu tinha essa motivação, de me tornar uma referência e poder retribuir aqui”, explica.
Matheus morou em São Paulo quando trabalhou nas campanhas de Arthur do Val e Kim Katataguiri, e desde então constrói o seu pensamento crítico para que possa efetuar o correto pelo povo, independente dos riscos que possa trazer para a sua imagem.
“Tenho o posicionamento crítico de que o certo, ele é certo, mesmo que quem o defenda esteja fazendo errado. Então eu me proponho a fazer a coisa certa, mesmo que seja para perder seguidores, mesmo que seja para perder voto, mesmo que seja para ser uma força minoritária dentro do meu próprio campo, que é o campo de direita”, explica Matheus.
Assista a entrevista na íntegra: