O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de baixa umidade e ventos costeiros para diversas cidades do Rio Grande do Norte, abrangendo principalmente a região do Alto Oeste e parte do litoral do estado. Os avisos permanecem em vigor até o fim de semana.
Ventos costeiros
O alerta para ventos costeiros é válido até às 18h do domingo 13. Classificado na cor amarela, que indica perigo potencial, este aviso representa o nível mais baixo na escala de gravidade do Inmet. Segundo o instituto, há risco de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, o que pode ocasionar movimentação de dunas de areia sobre construções na orla. Em caso de necessidade, a Defesa Civil deve ser contatada pelo telefone 199.
Alerta emitido pelo Inmet – Foto: reprodução
As cidades afetadas incluem: Areia Branca, Baraúna, Caiçara do Norte, Carnaubais, Ceará-Mirim, Extremoz, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parazinho, Parnamirim, Pedra Grande, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau e Touros.
Baixa umidade
O alerta de baixa umidade permanece até as 23h de sábado 12, com uma extensão para algumas cidades que se encerra na sexta-feira. Durante o período de alerta, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e pode afetar a saúde. O aviso também é classificado na cor amarela, de perigo potencial. O Inmet recomenda o consumo de bastante líquido, evitar atividades físicas nas horas mais secas e exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia.
As cidades afetadas por esse alerta incluem: Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Apodi, Caicó, Caraúbas, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água do Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São Miguel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Umarizal, Venha-Ver e Viçosa.