Marcelo Queiroz
Presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac
Maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, há duas décadas, o Sesc Mesa Brasil iniciou sua missão no Rio Grande do Norte com um propósito claro: combater a fome e o desperdício de alimentos, conectando quem pode doar com quem mais precisa. Nesse período, o programa se consolidou como uma das mais impactantes iniciativas de solidariedade do Estado, tornando-se uma verdadeira corrente do bem que atravessa fronteiras, levando dignidade e esperança.
O que começou com um caminhão carregado de doações, hoje se traduz em mais de 25 mil toneladas de alimentos distribuídos e mais de 3,2 milhões de pessoas alcançadas em situação de vulnerabilidade. Mas o impacto do Mesa Brasil vai além dos números. Ele representa histórias de superação, famílias que, ao receberem o alimento, encontraram a força para seguir adiante. Quando o básico está garantido, todo o resto flui com mais leveza.
O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, orgulha-se de ser parte desse legado de transformação que está presente em todo o País. Com a união de empresários, organizações sociais e uma equipe dedicada, o Mesa Brasil se tornou um símbolo do poder da solidariedade. Como uma ponte que conecta generosidade à necessidade, o programa lembra a todos nós que a responsabilidade é compartilhada e que podemos, juntos, transformar realidades.
No Rio Grande do Norte, contamos com 341 parceiros – sendo 156 empresas doadoras e 185 instituições que recebem doações. Além disso, em 2024, mais de 704 toneladas de alimentos já foram arrecadadas e distribuídas, beneficiando aproximadamente 205 mil pessoas.
A segurança alimentar ainda é um desafio no Brasil e no nosso estado, mas o Sesc Mesa Brasil prova diariamente que a união de esforços é o caminho para superarmos essa barreira. Quando o caminhão do Mesa Brasil chega a uma entidade, ele carrega mais que alimentos: carrega a esperança de um futuro melhor.
Que sigamos juntos por mais 20 anos e além, levando não apenas refeições, mas dignidade, respeito e um novo amanhã para quem mais precisa.
*Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.