A 14ª edição do Connepi foi realizada de 27 a 29 de agosto, em Belém, no Pará.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi/2024), que aconteceu na sua 14ª edição, de 27 a 29 de agosto, em Belém, no Pará. Organizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), sob a temática “Educação tecnológica: conectando regiões, construindo futuros“, o congresso contou com a participação de 76 integrantes do IFBA, de acordo com a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPGI).
A delegação do IFBA foi composta por professores(as) e estudantes autores(as) de projetos de pesquisa, além de gestores(as) da PRPGI que também atuam como pesquisadores(as), a exemplo do pró-reitor Ivanildo dos Santos, o diretor executivo André Martins, o chefe do Departamento de Inovação (Dinov), Marcelo Santana, o coordenador de Pós-Graduação, Bonifácio Chaves, e a coordenadora da Editora do IFBA (EDIFBA), Dayse Sacramento.
O evento, no formato presencial, contou com apresentação de trabalhos, Mostra Tecnológica, Desafio de ideias, palestras, mesas redondas e Mostra Cultural se consolidando como referência em pesquisa e inovação para a Rede Federal, pesquisadores(as) e meio produtivo.
Apoio institucional
A delegação do IFBA contou com incentivos institucionais, disponibilizados pela PRPGI, que possibilitaram a ida de diversos integrantes da comunidade. O apoio à participação de equipes do IFBA aconteceu por meio da Chamada nº 03/2024/PRPGI/IFBA – Seleção de Projetos para apresentação na Mostra Tecnológica do Connepi 2024, que levou os seguintes projetos: Dispositivo aplicado em torre de esterilização UV compartimentalizada, tendo como responsável o professor Antonio Gabriel Souza Almeida, do Campus Salvador; A receita do Acarajé de Ouro, com responsável o professor Luiz Claudio Machado dos Santos, do Campus Lauro de Freitas; e Protótipo para ensino de segurança em máquinas, com responsável professor João Paulo Reis da Silva, do Campus Juazeiro.
Com a Chamada nº 04/2024/PRPGI/IFBA – Auxílio para participação de equipes do IFBA no Connepi 2024, foram apoiados os seguintes projetos na Modalidade Trabalho Científico:
1. O Entrelace das relações étnico-raciais com um jogo digital – O caso de Herança Rítmica: A Jornada de Amina, de Joacir Simões Ferreira;
2. Bullying: Compreendendo seus conceitos utilizando o método do jogo digital, de Luiz Cláudio Machado dos Santos;
3. Construção de um glossário em Libras para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: uma ferramenta para a inclusão educacional, Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior;
4. Estudo de sensibilidade de um sistema otimizado de multigeração simples de energia renovável com Python, Danielle Bandeira de Mello Delgado;
5. Análise espaço-temporal de focos na APA Estadual Serra do Barbado, Everardes Públio Júnior;
6. Sistema de medição multivariável para monitoramento de sinais senoidais de corrente e tensão elétrica, Evandro Ailson de Freitas Nunes;
7. Sistema eletrônico de inspeção para distribuição de cargas rebocáveis, Antonio Gabriel Souza Almeida;
8. Uma experiência de trabalho com projetos e letramento estatístico no ensino técnico subsequente, Allanderson Leander Souza da Luz;
9. A arte em espaços comunitários de Feira de Santana: relato de experiência do Projeto Perifart, Patrícia Medeiros de Oliveira;
10. ECONS – por um futuro mais sustentável, Emanoel Igor da Silva Oliveira;
11. Modelagem e previsão de geração fotovoltaica no IFBA Campus Feira de Santana, Luan Diego de Lima Pereira;
12. A divulgação científica nas redes sociais: uma análise discursiva de posts sobre a pandemia no Facebook, Urbano Cavalcante Filho;
13. Plantas medicinais em quintais urbanos: análise bibliométrica nas regiões brasileiras (2016-2021), Fabiana Zanelato Bertolde;
14. “Qual a percepção ambiental de moradores ribeirinhos do Riacho Campestre no município de Seabra, Bahia ?”, Lucio Aderito dos Anjos Veimrober Júnior;
15. Conhecendo e interpretando as trajetórias de letramento de estudantes do EMI do IFBA – Campus Seabra, Renata Oliveira Silva.
Já na Modalidade Painel Meninas na Ciência: Entre obstáculos epistemológicos e psicológicos: contribuições do software Geogebra para aprendizagem de cálculo, que teve como proponente o professor Celso Eduardo Brito.
Delegações por campus
Jacobina
O campus Jacobina contou com dois estudos para apresentação na categoria resumo expandido do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação envolvendo Robótica, Educação e Mundo do Trabalho por meio de estudos interdisciplinares.
Para o jovem Antônio Deivson Oliveira, autor do trabalho Integração de Tecnologia Educacional: A Construção de um Robô Trilha para Ensino de Programação e Iniciação na Robótica, o projeto pode ser aliado de profissionais que trabalham em zonas de risco, como minas.
“O robô autônomo permite a projeção de funções simples que substituem a mão de obra humana, ganhando em segurança e agilidade. Aprendemos e compartilhamos conceitos importantes de robótica, como sensoriamento, navegação e programação, de forma prática e divertida, através da tecnologia Arduino, impressora 3D e do Lego Mindstorms. A integração desses componentes permite que o usuário realize locomoção por meio de controle analógico e o envio das capturas de imagens para dispositivos wireless. A metodologia adotada inclui o desenvolvimento de atividades educacionais, como a programação da garra e, posteriormente, programação para execução autônoma e controle manual via bluetooth, este último devido à necessidade de melhor manuseio em áreas de difícil acesso. A rotina de comandos inclui caminhar e desviar de obstáculos, além do equilíbrio sobre esteiras de locomoção, baseando-se em veículos para aquele tipo de terreno (tratores e tanques)”, explica Antônio Deivson Oliveira. Integram a equipe como colaboradores na montagem e programação os docentes Vitor Otávio Teixeira (Engenharia Elétrica) e Ivo Chaves (TI).
Já para o colega Murilo Batista Cajé, autor do estudo Desenvolvendo Habilidades em Ciência da Computação através da Programação de Robôs com o Kit Lego, os conceitos aprendidos no curso de informática ajudaram a compreender melhor o robô. “Minha ideia, por meio do artigo, é tornar a robótica acessível, desmistificar a resistência sobre o assunto e começar a construir essas rotinas na educação básica”, pontua.
O campus também levou para o evento um estudo sobre sistema com reconhecimento facial, sob orientação da professora Rebeca Barros, da área de computação, que atualmente está no Campus Feira de Santana.
Feira de Santana
O campus Feira de Santana contou com 13 trabalhos no XIV Connepi. Foram eles:
Geração distribuída fotovoltaica: um estudo de caso no instituto federal da Bahia campus Feira de Santana, de autoria de Gabriela Barbara Deiró Brito (discente do BSI), Luan Diego de Lima Pereira, Dedison Santos Moura e Priscila Souza Neves (docentes);
Análise do consumo de energia elétrica: um estudo de caso em laboratório de usinagem no IFBA campus Simões Filho, de autoria de Priscila Souza Neves e Luan Diego de Lima Pereira (docentes);
Impacto do populismo de extrema direita na prevenção e controle do desmatamento na Amazônia legal brasileira, de autoria de Francesco Bonelli e Pabricio Bonfim Freitas (docentes);
Modelagem e previsão de geração fotovoltaica no IFBA campus Feira de Santana de autoria de Gabriela Barbara Deiró Brito (discente do BSI) e Luan Diego de Lima Pereira (docente);
Otimização da contratação de energia elétrica: análise e estratégias de economia para o IFBA campus Feira de Santana, de autoria de Davi Santa Rosa Medeiros (discente do Integrado em Eletrotécnica), Luan Diego de Lima Pereira, Silvia Carla Cerqueira Porto e Paulo César Rocha Poppe (docentes);
Modelagem probabilística do tempo de vida de cobaias infectadas com o bacilo da tuberculose, de autoria de Jailson de Araujo Rodrigues e Ângela Lima da Silva (docentes);
Econs – por um futuro mais sustentável, de autoria de Lucas da Costa Ramos, Jacson Bacellar Bitencourt e Débora Gonçalves Azevedo (discentes), Emanoel Igor da Silva Oliveira e Raimundo Carvalho Rabelo Filho (docentes);
Composição físico-química e centesimal do biribiri (averrhoa bilimb l.) In natura e após fermentação lática controlada para produção de picles probiótico, de autoria de Yzana Rios e Kelly Lima Teixeira (Técnicas-Administrativas em Educação);
PLATAFORMA SABERES: tecnologia da informação, territórios negros e ações afirmativas, de autoria de Henrique Oliveira De Andrade (docente);
Camada de ozônio e a relação com a saúde, de autoria de Kalyne Pereira Oliveira e Jessie Akemi Yogo Pena (discentes do Integrado em Edificações) e Silvia Carla Cerqueira Porto (docente);
Uma experiência de trabalho com projetos e letramento estatístico no ensino técnico subsequente, de autoria de Allanderson Leander Souza Da Luz (Técnico-Administrativo em Educação);
A arte em espaços comunitários de Feira de Santana: relato de experiência do projeto Perifart de autoria de Miriene Rodrigues Pereira e Guilherme Melo dos Santos (discentes do BSI e Integrado em Edificações) e Patrícia Medeiros de Oliveira (docente);
O IFBA na revolução da Internet das Coisas: Um aplicativo de monitoramento e controle para equipamentos elétricos, no IFBA-campus Feira de Santana, de autoria de Carlos Henrique Maia Dos Santos e Emerson Val Silva (Técnicos-Administrativos em Educação).
Paulo Afonso
O campus Paulo Afonso marcou presença com o GAMER – Grupo de Pesquisa de Acionamentos, Máquinas e Energias Renováveis. O Grupo foi representado com a participação da professora Danielle Delgado e o professor Evandro Nunes que conduziram a mesa redonda: Transição Energética e Educação Profissional e Tecnológica: Desafios e Oportunidades.
Lauro de Freitas
A comitiva do campus Lauro de Freitas levou, como destaques na programação, os trabalhos intitulados “O Entrelace das relações étnico-raciais com um jogo digital – O caso de Herança Rítmica: A Jornada de Amina” de autoria do professor Joacir Simões Ferreira e dos discentes Luís Felipe Coelho Carvalho dos Santos, Gustavo Dimas Nascimento de Souza Silva e Bruna dos Santos de Jesus; e o trabalho “Bullying: Compreendendo seus conceitos utilizando o método do jogo digital” de autoria do professor Luiz Cláudio Machado dos Santos e do discente Matheus Augusto Souza dos Santos.
Juazeiro
O campus Juazeiro levou o projeto intitulado IFBA Sustentável – Conectando conhecimento e sustentabilidade de Manoel Alisson Souza Carvalho, estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho. O projeto abordou uma temática relacionada às ciências biológicas e a ecologia dentro dos conceitos de educação ambiental no ambiente escolar. O trabalho foi coordenado por Simone Aline Araújo Guimarães Sá, servidora técnico-adminstrativa (TAE), também do campus Juazeiro.
Eunápolis
Samantha Carla Souza Silva, estudante de Engenharia Civil do campus Eunápolis foi orientada pelo professor Celso Eduardo Brito, e expôs a pesquisa intitulada ” Entre obstáculos epistemológicos e psicológicos: contribuições do software geogebra para aprendizagem de cálculos”.
Os outros dois trabalhos que representaram o campus Eunápolis no Connepi, que foram contemplados na Chamada nº 04/2024/PRPGI/IFBA, foram: Construção de um glossário em Libras para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas: uma ferramenta para a inclusão educacional, do professor Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Junior e Gabriel Asafe de Almeida; e Plantas medicinais em Quintais Urbanos: Análise Bibliométrica nas Regiões Brasileiras (2016-2021), da professora Fabiana Zanelato Bertolde e Jamilly Pereira Brito.
Ilhéus
Já do campus Ilhéus, o IFBA contou com a participação dos pesquisadores Jálvaro da Hora, docente, e Helloisa S. Santana, discente. Durante o evento, Helloisa Santana, que é aluna do Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho, apresentou o estudo intitulado “Amor e Corpo nas Canções de Luedji Luna: Análise de Discurso à Luz do Feminismo Negro”, desenvolvido sob a orientação da professora Celina Rosa dos Santos.
O professor Jálvaro da Hora, que é docente da área técnica de Segurança do Trabalho, apresentou o trabalho intitulado “Avaliação de Cumprimento da NR18, com Foco nos Regramentos de Uso de Andaime, em uma Reforma”, representando as alunas do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho Daniela Pettinari e Maria Manuela.
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Feira de Santana:
* Matéria contou com informações e fotos das matérias produzidas por Verusa Pinho (Comunicação do campus Jacobina) e pelas áreas de Comunicação dos campi Feira de Santana, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Juazeiro, Eunápolis e Ilhéus. A galeria de fotos contou com imagens cedidas pela PRPGI