O governo Lula (PT) indicou Gustavo da Costa Dantas, de 28 anos, como o novo superintendente do Ibama na Paraíba, gerando preocupações entre servidores da instituição. Dantas, que se formou em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2021, possui pouca experiência na área, algo que tem sido motivo de debate. A informação é do Metropoles.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Seu currículo inclui uma pós-graduação em Geoprocessamento e uma breve passagem por cargos como estagiário em uma consultoria ambiental e agente censitário do IBGE.
A indicação de Dantas gerou apreensão nos quadros do Ibama na Paraíba. A Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama) enviou um ofício à Procuradoria da República no estado, expressando preocupação com a falta de experiência do novo superintendente em políticas ambientais e gestão pública.
No documento, a entidade alerta que a nomeação de alguém sem o conhecimento necessário pode enfraquecer a capacidade do órgão de lidar com questões urgentes, como a crise climática e os incêndios no país.