A escalação do I Festival da Juventude do Rio Grande do Norte está confirmada e vai jogar no ataque: Sou Rebel, Leozinho do BA, Dumara Antonow e Banda Pretta fazem a festa neste sábado (21), a partir das 15h, na Pinacoteca do Estado. O evento conta também com batalha de rimas, segue até 22h e é uma prévia da semana da juventude, que segue até 25 de setembro com extensa programação na capital e também no interior do Rio Grande do Norte.
Com o tema “Oportunidades para Transformar”, a semana criada pela Lei Estadual 9.467, de 24 de março de 2011, tem como objetivo promover o protagonismo juvenil, capacitação profissional e inclusão social. Estão programadas a partir da terça-feira caravanas da juventude nas cidades de Mossoró, Apodi, Macau, Caicó e Currais Novos.
A programação é coordenada pela subsecretaria de Juventude do Governo do Estado.
A abertura oficial da semana, na próxima segunda-feira, às 10h, marcará o lançamento de importantes iniciativas para a juventude potiguar:
Jovem Potiguar
Programa de capacitação profissional para jovens incluídos no CadÚnico que oferecerá 1.500 vagas distribuídas em 16 municípios, com um investimento de R$ 4,2 milhões. O projeto é uma parceria entre Governo Federal, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Governo do RN, com o objetivo de qualificar jovens para o mercado de trabalho.
TecBlack
Uma iniciativa que capacitará 300 jovens negros em programação, em parceria com a DevMedia, visando a inclusão social e a promoção da diversidade no setor de tecnologia.
Novo CredJovem
Capacitação para 500 jovens em gestão de microempreendimentos e acesso a crédito em todo o estado em parceria com o SEBRAE, com monitorias virtuais e presenciais nos polos Natal, Assú, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Nova Cruz.
Plano Nacional Juventude Negra Viva
Um compromisso formal para ampliar as políticas públicas voltadas para a juventude negra, garantindo mais equidade e oportunidades, em conformidade com o Plano formulado pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e a Secretaria Nacional de Juventude.
Nota Técnica “Juventudes, Segurança Pública e Movimento Hip Hop”
Um documento que aborda a relação entre a juventude, cultura e segurança pública, destacando o papel do Hip Hop como uma ferramenta poderosa de inclusão e prevenção à violência. Elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, o documento irá orientar a formação e atuação das forças de segurança no estado, em especial na relação com as expressões culturais da juventude periférica.
Adesão do Governo do Estado ao novo Sistema Nacional de Juventude
Ferramenta de integração entre órgãos de governo de diferentes entes federados e sociedade civil para a execução de políticas públicas de juventude com repasses e investimentos mútuos.