Nos dias 20 e 21 de setembro, o Go! RN 2024, maior evento de inovação do Rio Grande do Norte, deve receber cerca de 12 mil visitantes no Centro de Convenções de Natal. Neste ano, o evento, já consolidado como uma das principais plataformas de discussões sobre inovação e tecnologia, promete focar em soluções sustentáveis e de impacto social, com atenção especial ao agro. Especialistas, empresários e representantes do ecossistema de inovação local e nacional estarão presentes para debater as principais tendências tecnológicas e explorar oportunidades de transformação digital.
Em sua quinta edição, o Go!RN se propõe a ser uma referência no calendário estadual, como um espaço essencial para fomentar a troca de ideias, promover networking e gerar parcerias entre diferentes agentes de inovação. Além de contar com a presença de startups, investidores, universidades e grandes empresas, o evento atrai jovens empreendedores e apaixonados por tecnologia e inovação. São esperados cerca de 300 palestrantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do evento: gorn.com.br.
No lançamento do evento, nesta terça-feira (17), o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou a relevância do Go!RN no cenário de inovação do Estado e o papel colaborativo que o evento desempenha. “O Go! é um evento do ecossistema de inovação do RN. São mais de 40 instituições que vão desde a Universidade Federal e o Governo do Estado até pequenas comunidades que trabalham em inovação, passando por investidores e startups. Ninguém ganha dinheiro fazendo palestra, todo mundo tem interesse em mostrar, ajudar ou participar”, afirma.
Além disso, ele destacou que o evento não é apenas uma vitrine, mas uma oportunidade para discutir novos caminhos para o estado.
“Estamos abrindo outras trilhas. Estamos trabalhando muito forte com o ecossistema de saúde, e também estamos amadurecendo para lançar um projeto na área do agronegócio. Estamos trabalhando muito fortemente na área de construção civil, e provavelmente teremos algo muito grande com o Sinduscon. É um processo sem fim”, comentou.
O evento promete trazer discussões profundas e estratégicas, com temas que abordam desde o impacto social até as tecnologias aplicadas ao setor agroindustrial. No primeiro dia, 20 de setembro, as atenções estarão voltadas para o impacto social, com painéis sobre políticas públicas, diversidade nas empresas, investimentos em negócios e a ciência aplicada ao impacto social. O Encontro Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto será um dos pontos altos, reunindo especialistas para discutir “Política Pública e Captação de Recursos para NIS (Negócios de Impacto Social)”.
No segundo dia, 21 de setembro, o foco estará no setor agro, que tem ganhado cada vez mais relevância no Estado. O painel “Parque Tecnológico da Carne – Caso de Sucesso do Corte 84”, com Duda Melo, trará inovações na cadeia produtiva da carne. Outro destaque será a apresentação de Allysson Freitas, que discutirá o Agronegócio 4.0, um tema central para a modernização das práticas agrícolas, com o uso de tecnologias como Internet das Coisas, drones e inteligência artificial. Além disso, o evento terá painéis sobre inovação e tradição na produção de cachaça e aplicações da cannabis na saúde, com a palestra de Felipe Farias.
João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae, diz que o Go!RN está alinhado às necessidades do ecossistema de inovação do estado e destacou a recente pesquisa do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que coloca o Rio Grande do Norte como o estado número 1 em inovação no Nordeste. “Isso é fruto de um trabalho como esse, porque o evento não tem um dono, é feito com várias mãos, onde cada correalizador traz para o evento temas estratégicos e importantes”, acrescentou João Hélio.
A participação da academia é outro ponto forte do Go! RN, e a professora Zulmara Carvalho, da Escola de Ciências e Tecnologias da UFRN, reforçou que o evento contribui para gerar oportunidades e evitar a fuga de talentos do Estado.
“Na Escola de Ciência e Tecnologia, temos um programa de pós-graduação voltado para a inovação. Uma das grandes motivações para criação desse programa foi a análise de que as instituições de ensino superior estavam gerando mais egressos do que o Estado tinha condições de gerar empregos. Um evento como Go!RN é muito importante para conectar todos esses atores, criar esse diálogo em todos os níveis”, explica.