Governo de Sergipe apoia etapa Nordeste de formação sobre indicadores de educação ambiental
O objetivo é subsidiar a construção de dimensões e indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, capacidade adaptativa e gestão das comissões interinstitucionais de educação ambiental
Entre os dias 20 e 22 de agosto, Sergipe sediará a etapa Nordeste da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores no âmbito do Projeto MonitoraEA – Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas). O objetivo é subsidiar a construção de dimensões e indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, capacidade adaptativa e gestão das Cieas. O encontro tem o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e será realizado na Universidade Tiradentes (Unit) campus Aracaju Farolândia, nos turnos da manhã e tarde.
A oficina é uma iniciativa do Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Ladis/Inpe), da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) e do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA) dos Ministérios da Educação (MEC) e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A programação formativa já passou pelas regiões do Sudeste e Centro-Oeste.
A gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais da Semac, Isabelle Blengini, explica que a oficina deve contar com a participação de cerca de 80 representantes das Cieas dos estados do Nordeste. “Estamos muito felizes por receber esse evento aqui em Sergipe. A oficina vai discutir sobre o sistema de monitoramento e avaliação colaborativo dos indicadores, trazendo elementos para a gente também discutir a questão dos riscos climáticos e suas múltiplas escalas. Então a gente vai trazer essa temática, conhecer como isso tem sido feito nas outras regiões, além de poder estar alimentando o sistema”, explicou.
Tendo como público-alvo representantes das Cieas de todo o Nordeste, a oficina possui carga horária de 48 horas/atividades, sendo 24 horas presenciais e 24 horas com atividades à distância que deverão ser cumpridas em até 90 dias após a finalização da etapa presencial.
MonitoraEA
O MonitoraEA é o sistema brasileiro de monitoramento e avaliação de políticas públicas e projetos de educação ambiental, concebido, desenvolvido, mantido e operado pela Anppea. O sistema é composto por quatro pilares: conjuntos de indicadores construídos participativamente; ferramentas tecnológicas de suporte à ação coletiva e articulada; métodos de análise de redes; e processos formativos.
O componente tecnológico do MonitoraEA é composto por conjuntos de ferramentas que visam subsidiar gestores e executores de políticas públicas, projetos e ações de educação ambiental a realizar processos orientados de monitoramento e autoavaliação, idealmente de maneira coletiva, focando em processos reflexivos e pedagógicos. O foco na ação coletiva é suportado pela estrutura de comunidades (ou grupos de trabalho), cujo número de participantes e regras internas é definido de maneira autônoma pelo gestor-moderador.