Um novo tempo para a Educação dos Jovens e Adultos e para o combate aos índices de analfabetismo que assolam a região nordestina. Na manhã desta quarta-feira 20, o Rio Grande do Norte sediou o lançamento do “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (EJA)” no Nordeste. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e apoio do Governo do RN, o evento reúne representantes dos nove estados que compõem a região nordestina.
O encontro reúne cerca de 200 profissionais discutirá, até quinta 22, estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na região. Estão programadas cinco salas temáticas com temas específicos relacionados à EJA, com o objetivo de socializar informações, orientar sobre ações do Pacto, funcionamento dos programas e ferramentas de acesso aos recursos destinados a cada ação.
RN sedia lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste – Foto: Carmem Felix
Leia também: Governo anuncia convocação de concursados da Polícia Civil
Além dos cem participantes vindos de outros estados nordestinos, o evento conta com a participação de cem gestores, assessores pedagógicos, professores e estudantes da EJA das Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) do Rio Grande do Norte. Os profissionais da educação também terão a oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas pela EJA na rede de educação básica do estado.
Atualmente, mais de 38 mil estudantes estão matriculados na EJA da rede estadual, um número que reflete o compromisso contínuo do Rio Grande do Norte com a educação de jovens e adultos.
Presente na solenidade de abertura, a governadora do RN, professora Fátima Bezerra fez uma reflexão sobre o trabalho do Governo do Estado no campo da alfabetização. “Nos últimos cinco anos, temos trabalhado incansavelmente para superar o analfabetismo. Sabemos que muitos são os desafios, tanto no Brasil, quanto no Nordeste. Estamos avançando, e este pacto tem exatamente essa finalidade: unir todos em prol dessa causa. Estamos testemunhando o retorno de um Brasil federativo, com o diálogo renovado entre o MEC, os governos estaduais e municipais, focado em elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas na educação de jovens e adultos”, frisou Fátima Bezerra.
MOMENTO HISTÓRICO
A secretária de Estado da Educação, Socorro Batista, destacou a importância da iniciativa e o compromisso do Rio Grande do Norte com a educação de jovens e adultos. “Este é um momento histórico para o nosso estado e para toda a região Nordeste. O Pacto pela Superação do Analfabetismo reforça o nosso compromisso com a educação inclusiva e transformadora. Estamos orgulhosos dos resultados já alcançados, especialmente com a alfabetização de mais de dez mil potiguares. Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, que envolve governo, educadores e a comunidade. Seguiremos firmes na missão de garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de sua idade ou condição social,” afirmou a titular da SEEC.
No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer atuou na organização do evento por meio da Subcoordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (SUEJA).
“O compromisso dos estados do Nordeste, que aderiram ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, é fundamental. Nos últimos anos, a falta de investimentos prejudicou significativamente essa área, mas acreditamos que, com este pacto, podemos reverter o cenário de 11,4 milhões de pessoas não alfabetizadas e 68 milhões de adultos que não concluíram a educação básica. Temos a oportunidade de transformar esse quadro e garantir acesso à educação para todos”, explica Cláudia Borges Costa, diretora de Política de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação.
SUPERA RN
Na solenidade foi lançada a revista “SUPERA RN”, produção da SEEC que destaca a implementação e o desenvolvimento da Política de Superação do Analfabetismo (PSA) no estado. Na primeira edição do Pacto mais de 10 mil potiguares em 113 municípios foram alfabetizados. Segundo Liz Araújo, subcoordenadora da SUEJA, “o êxito do PSA, e de outras ações da EJA no Rio Grande do Norte, foram determinantes para que o MEC escolhesse o estado como sede desse importante evento no Nordeste”.