247 – Em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Nordeste, tradicionalmente associado a dificuldades sociais e educacionais, pode agora ser visto como um exemplo de desenvolvimento e sucesso na educação. “Nós queremos que o mundo inteiro saiba que crianças brasileiras estudam, vencem na vida e que o Nordeste não é mais o símbolo do atraso. O Nordeste pode ser símbolo do desenvolvimento e da educação”, declarou Lula durante o encontro com as 21 escolas que obtiveram nota 10 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
A cerimônia, que ocorreu no dia 4 de setembro, reuniu alunos, pais, professores e representantes das escolas de Alagoas, Ceará e Pernambuco que se destacaram no Ideb. O estado do Ceará, com 15 instituições, liderou o número de escolas com nota máxima. Alagoas apareceu em segundo lugar com cinco escolas, seguido por Pernambuco, que teve uma escola com nota 10.
Lula enfatizou que as boas práticas dessas escolas devem ser replicadas em todo o Brasil. “Nós temos a tarefa de pegar o que acontece de fato dentro de uma escola como a de vocês, que motiva vocês a virarem nota 10, e garantir que isso aconteça em todas as escolas do Brasil”, disse o presidente. Ele também destacou a importância de investir na educação como base para o desenvolvimento de um país. “Não há, na história da humanidade, nenhum país que se desenvolveu sem antes fazer investimentos na educação. Por isso, quando tomamos posse em 2023, eu proibi utilizar a palavra ‘gasto’ em educação”, reforçou Lula.
O ministro da Educação, Camilo Santana, que também participou do evento, destacou o sucesso das escolas nordestinas e a importância de compartilhar suas experiências. “Fico muito feliz de receber aqui as 21 escolas que tiraram 10 no Ideb, que são todas do Nordeste brasileiro, mas nós queremos que todos os estados do Brasil tenham também escolas nota 10. Esse é um esforço de todos nós e para o qual estamos trabalhando”, afirmou Santana.
Representantes das escolas presentes também compartilharam suas histórias de sucesso e os desafios enfrentados para alcançar a nota máxima. Rosa Macedo, secretária de Educação de Pires Ferreira (CE), destacou a importância de conhecer a realidade dos alunos fora da escola, enquanto Andréa da Silva, diretora da Escola Teotônio Vilela, de Alagoas, ressaltou o impacto do projeto “Por um Ideb Melhor Somos Todos um Só” na obtenção de resultados positivos.
O Ideb 2023 mostrou avanços significativos nos anos iniciais do ensino fundamental, com o Brasil alcançando 6 pontos, atingindo a meta nacional. Contudo, os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio ficaram abaixo das metas estabelecidas, com 5 e 4,3 pontos, respectivamente.
Lula concluiu seu discurso reforçando que a educação é o caminho para transformar o país e garantir um futuro melhor para todos. “O que vocês estão me trazendo aqui é um exemplo de que é possível virar este País de ponta-cabeça e fazer da educação a coisa mais importante”, finalizou.