Deputada afirma que a região ajudou a eleger Lula, mas o presidente defende o nome do prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva
A presidente do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PR), avaliou como “justo e natural” que o próximo presidente da legenda seja um nome do Nordeste. A eleição para a presidência nacional do partido será em 2025.
“Eu acho justo e natural ter um nome do Nordeste pela importância política da região para o PT”, disse Gleisi ao jornal Estado de S. Paulo. “Foi lá que o presidente Lula teve a maioria dos votos em 2022 e é lá que temos 4 governadores”, completou. Em 2022, o partido elegeu os governadores de Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.
Gleisi foi questionada sobre uma declaração do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), de 3ª feira (28.mai). O congressista admitiu a possibilidade de concorrer à presidência nacional do partido em 2025 e disse que quer que o novo líder seja um nome do Nordeste.
“Por que não o Nordeste pela 1ª vez depois do [José Eduardo] Dutra [SE]? Por que não ter um nordestino na presidência do PT? Por que não eu? Por que não Humberto [Costa – PE]? Por que não outros nomes do Nordeste? O Nordeste continua o sustentáculo maior do PT”, declarou o deputado.
Lula defende que o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, ocupe o cargo que é de Gleisi desde julho de 2017.