governador João Azevêdo participou, na tarde deste domingo (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. A comenda foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em setembro do ano passado, e sancionada pelo chefe do Executivo, poucos meses depois de o desenhista, cujos avós são paraibanos, participar da primeira edição do Imagineland. Na solenidade, Maurício, que nasceu em São Paulo, foi representado pela filha, a empresária Mônica Sousa.
Considerado um dos maiores desenhistas e cartunistas brasileiros, a visita de Maurício de Sousa à Paraíba ano passado teve momentos dignos de história em quadrinhos, quando conheceu familiares paraibanos graças a um trabalho do Governo da Paraíba por meio da inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, um trabalho árduo de pesquisa que recuperou uma história que começou a ser escrita em 1910, quando os avós do cartunista deixaram o Estado rumo a São Paulo.
Durante a solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa, realizada no Teatro Pedra do Reino, João Azevêdo externou sentimento de alegria pela homenagem ao criador da Turma da Mônica. “É uma alegria muito grande, neste momento, transformar Maurício de Sousa em irmão da nossa terra, ele que tem origem aqui na Paraíba. Quando a organização do Imagineland disse que Maurício seria homenageado, ele fez um pedido para descobrir as origens paraibanas dele. Colocamos a inteligência da Segurança Pública para fazer esse trabalho, que fizeram um trabalho belíssimo”, disse, fazendo referência ao encontro que o cartunista teve com seus familiares da Paraíba.
“E a entrega desse Título de Cidadania Paraibana a Maurício, proposto pelo deputado Eduardo Carneiro, coroa todo esse trabalho que foi feito ano passado”, observou o gestor paraibano, elogiando o árduo trabalho de pesquisa feita pela Polícia Militar para encontrar os familiares do cartunista aqui no Estado.
Em mensagem de vídeo, Maurício de Sousa agradeceu a homenagem da Paraíba. “Eu não pude estar aí com vocês recebendo esse título, mas a minha filha está aí com vocês e vai receber em meu nome o Título de Cidadão Paraibano”, acrescentou.
O deputado estadual Eduardo Carneiro, ao justificar a propositura, enalteceu o legado de Maurício de Sousa para o Brasil e a Paraíba. “Este é um momento importante para homenagear Maurício de Sousa, que leva cultura, entretenimento para a população brasileira. E a ocasião é bastante oportuna, já que estamos neste grande evento na Paraíba, que é o Imagineland”, afirmou.
Por sua vez, a empresária Mônica Sousa afirmou que, ao conceder o Título de Cidadania Paraibana ao seu pai, encerra-se a história da busca de Maurício de Sousa por seus familiares na Paraíba. “Mesmo sem esse título, o meu pai já se sentia paraibano desde o ano passado. Para ele e para todos nós, familiares, foi muito importante saber um pouco das raízes dele. A gente sabia que os familiares dele tinham vindo aqui da Paraíba, mas faltavam ainda algumas histórias para ser contadas. Estamos muito felizes com essa cidadania e ele se sente muito honrado”, agradeceu.
A solenidade de entrega do Título de Cidadania Paraibana a Maurício de Sousa foi prestigiada, ainda, pela primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; pela presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez; e pelo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado.
Logo em seguida, o governador João Azevêdo visitou as áreas de eventos do Imagineland, que chegou ao fim neste domingo, após três dias movimentando a Capital paraibana — evento considerado o maior da cultura pop no Norte-Nordeste. Durante a visita, João Azevêdo confirmou a Paraíba como sede da edição 2025 do Imagineland.
Fonte: Repórter PB