A Educação em Pilar vive um novo momento. Prova disso é que a primeira escola Municipal bilíngue do Norte e Nordeste fica na cidade e foi destaque no Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia educacional da América Latina, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo.
Referência para educadores em todo o Brasil, o projeto da escola, iniciado no município em 2022, foi apresentado pelo prefeito de Pilar, Renato Filho, através de resultados já consolidados, com alunos fluentes em inglês já no 3º ano do ensino fundamental. Durante o encontro, foi realizado um momento de interação com os participantes, através de um vídeo institucional produzido pelo município com uma aluna Maria Júlia, de 8 anos e estudante da escola desde os 6 anos.
O projeto da Escola Bilíngue, idealizado pelo prefeito Renato Filho, tem impactado positivamente a vida de 150 crianças pilarenses, oferecendo ensino em tempo integral. Além das aulas regulares, os alunos desfrutam de 15 horas semanais de inglês, quatro refeições diárias e acesso a mais de 20 modalidades esportivas no contraturno escolar.
“Em Pilar, desde o início da nossa gestão colocamos a educação como nossa prioridade, pois é por meio dela que as pessoas aprendem e o mundo muda. Atualmente, apenas famílias com um bom poder financeiro podem inscrever seus filhos em escolas bilíngues. Por isso, buscamos mudar essa realidade, implantando esse projeto que oferta 15 horas semanais de inglês no ensino fundamental, o único do país com esse modelo de ensino. Estamos focados em melhorar e ampliar cada vez esse projeto também para alunos até o 9º ano”, destacou o gestor.
Com o objetivo de tornar fluentes em inglês alunos da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental, a Escola Bilíngue tem inspirado educadores e gestores públicos de outros estados. Recentemente, Minéa Paschoaleto, secretária municipal de educação de São Caetano do Sul (SP), e Vanessa Tenório, Diretora do Systemic Bilingual, estiveram em Pilar e ficaram impressionadas com o desempenho linguístico dos estudantes.
“Esse trabalho que o prefeito Renato Filho e toda a sua equipe da Secretaria de Educação estão realizando na cidade é inovador e está garantindo uma oportunidade sem tamanho para as famílias do município”, destacou Vanessa Tenório, CEO da Systemic.
A pilarense Josefa Montenegro, mãe do Maurício, de 7 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto da escola bilíngue. Ela conta como o projeto da Escola Bilíngue mudou a percepção dela e do filho.
“O meu financeiro não é bom para oferecer esse ensino. E eu vejo que meu filho tem 7 anos e tem um sonho tão grande, que eu não poderia dar a ele nesse momento. E vem o município e fornece isso. Eu sou muito grata de verdade, porque se não fosse por eles o meu filho não iria ter o que ele tem hoje, a fluência em inglês, e pode ter muito além”, relatou a mãe.
Para garantir a inclusão, a escola estabelece critérios de seleção, como uma frequência mínima obrigatória de 75% no ano anterior à matrícula. Além disso, os alunos provenientes da rede pública devem ser beneficiários do programa Bolsa Família, enquanto aqueles que deixaram a rede privada precisam comprovar renda familiar não superior a três salários mínimos.
Os números destacam a importância do projeto implementado em Pilar. Apenas 10% dos brasileiros entre 18 e 24 anos dominam o inglês, um idioma essencial no mercado global. Para aqueles com idades entre 30 e 50 anos, esse número cai para alarmantes 3,5%, conforme levantamento do British Council, organização britânica dedicada à promoção da língua inglesa e oportunidades educacionais.