Os Lençóis Maranhenses, localizados no estado do Maranhão, a cerca de 250 quilômetros da capital São Luís, é um dos principais destinos turísticos do Brasil. E não é à toa. Suas dunas de areia branca e águas cristalinas encantam os milhares de visitantes.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil.
No ano passado, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu cerca de 408 mil turistas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que administra as unidades de conservação federais do país.
E nesta sexta-feira (26), o Parque foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Essa chancela garante a valorização ambiental da região e a necessidade de sua preservação.
O que representa essa declaração?
Esse título concedido pela UNESCO aumentará a visibilidade global da região, atraindo mais turistas de todo o mundo. O destino ganha agora ainda mais relevância no cenário turístico internacional, destacando a sua importância ambiental e a necessidade da sua preservação, assegurando que futuras gerações possam também desfrutar de suas belíssimas paisagens.
Entre os critérios que foram avaliados para essa concessão estão: beleza natural, limites e a proteção da área, atuação dos prestadores de serviços turísticos dentro dos Lençóis, bem como a situação do plano de manejo do parque; além do fato de ser um fenômeno natural único no mundo.
“O Brasil é um país rico em belezas naturais e este reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial aumentará significativamente a sua visibilidade global, atraindo turistas de todas as partes do mundo. Este título não apenas eleva o status do local em termos de prestígio internacional, mas também traz diversos benefícios tangíveis, especialmente no que diz respeito à sua preservação”, comentou o ministro do Turismo do país, Celso Sabino.
Conheça os Lençóis Maranhenses
O local é conhecido pela sua paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva, que ficam cristalinas. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores.
Essas lagoas se formam e ficam bem cheias no período chuvoso da região, que vai de maio a agosto, sendo a alta temporada. Entretanto, os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias.
Entre os passeios mais procurados estão o Circuito da Lagoa Azul, o Circuito da Lagoa Bonita, a visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. Além disso, você também pode se aventurar em passeios com veículos 4×4, praticar esportes náuticos, caminhadas, se banhar nas lagoas e observar o belo pôr-do-sol no alto das dunas, que é imperdível.
E para chegar nos lençóis, as principais cidades que dão acesso são as vizinhas Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas também é possível chegar pelas cidades de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Os aeroportos com voos comerciais mais próximos são os de São Luís/MA (SLZ) e Parnaíba/PI (PHB).
Caminhar sobre as areias brancas, se refrescar nas lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida. Então coloque esse destino na sua lista de próximas viagens e não deixe de aproveitar essa maravilha do nordeste brasileiro!